segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

04 - In Your Honor - Foo Fighters




O Foo Fighters se tornou minha banda favorita depois dos Strokes ficarem quatro anos sem notícias.
E tenho que dar o braço a torcer; eu conheci a banda há anos, em uma época em que tudo o que fosse diferente de Heavy Metal era lixo pra mim. Quando escutei pela primeira vez ("Learn to Fly") detestei e tentei achar todos os mais cretinos motivos pra não gostar. Na época uma ex minha adorava e, quando ouviu as razões por eu não ter gostado da banda ela riu e disse algo como "um dia você vai pensar diferente".
Pois bem, os anos passaram, passei pela minha revolução musical e qual foi uma das bandas das quais comecei a gostar?

O clipe que me acordou pra vida foi muito bizarro:



Os caras são realmente muito bons mesmo no que fazem. O primeiro cd deles (selftitled), por exemplo, na verdade foi o trabalho todo de um homem só: Dave Grohl. O cara fez o disco sozinho (entenda sozinho como: ele estava realmente a fim de continuar a ser músico depois do fim do Nirvana. Então ele foi pra estúdio e gravou instrumentos e voz - um por um - e fez o disco. Depois ele arranjou o resto da banda)!!!

Não tem disco deles ruim. Desde o primeiro, o "Foo Fighters", até o último, o "Echoes, Silence, Patience & Grace" (e agora, claro, o Greatest Hits), o trabalho muda um pouco, ganha outros focos, mas não decai. Por isso foi difícil ecolher um álbum deles entre tantos pra se falar. Páreo duro contra o "The Colour and The Shape", o "In Your Honor" ganhou. Por muito pouco, mas ganhou. Ele foi o primeiro disco da banda que eu comprei. Paguei barato num sebo e nem sabia que ele era tão bom. Mas, pelo John Bonham... O cd é bom pacas! E é duplo.

Cada um dos dois discos tem um estilo completamente deiferente. Um é todo guitarras, distorções, baterias rápidas e drives vocais. O outro é violãozinho, gaita, coisa lenta mesmo. Como muitos cd's (não só deles), este também aparenta ter uma história por trás das composições. É meio romântico e talz, mas nada meloso. Então comecemos pelo primeiro:

Como eu disse, os dois são bons, mas quem curte batidas... hã... fudidas mesmo vai amar este aqui. Ele começa com a música que entitula o cd. E dá a base da história toda. Eu vejo como a história de um cara que gosta muito de uma mulher. Na primeira música ele faz uma espécie de declaração dizendo que ele se sacrificaria e qualquer outra coisa para que ela se sinta bem. Outra conotação pode ser dada se você ironizar a coisa toda. Neste caso, ele guarda mais mágoa e então a música soa mais como um desabafo; algo do tipo "você já ferrou toda a minha vida, então se você quiser eu me mato e você se sente ainda melhor... Vaca". Este disco é todo Hits (que eu me lembre, três ou quatro músicas desse cd são bem famosas). O cd é meio seqüencial, então se você pega uma daquelas tardes boas pra ficar ouvindo, ponha o fone no ouvido e escute sem mexer no som: parece uma música só.
Esse cd tem vários destaques. "Best of You" parece agradar a todos os fãs da banda e é raro ouvir alguém que não tenha gostado da letra, da melodia ou dos dois. "DOA" é uma das músicas de que eu mais gosto no mundo! A sonoridade daquilo é muito boa! Tem "Free Me" que é bem pesada também e aqui os drives do Dave parecem ter ficado meio death metal.
"Resolve" é a baladinha perdida no cd. Suave e tranquila, mas com uma letra realmente muito boa (isso ae, o cara fala de saudade com classe), é uma das que ganha o cd. É uma música bem original, apesar de ser meio enjoativa se você ouve ela muito tempo.

E o segundo cd começa sei lá, calmo, tranquilo e simplista. Na verdade gosto muito deste disco.
Sou um cara relativamente romântico e, bem... Todo o segundo disco é dono de algumas das mais bonitas composições da banda.
Gosto de muitas das músicas dele (e são só dez), mas o contraste com o disco um é gritante.
Nada como "Still" e "What If I Do" pra dar uma relaxada. Fora que esta última tem uma letra simples de mais (e boa demais por isso).
"Miracle" tem o formato de baladinha quase perfeita. Apesar de ser meio repetitiva, gosto da harmonia dela como um todo.
Em "Another Round" encontrei a letra mais casual que já vi. Acho que tanto quanto ela só "Is This It", dos Strokes. "Como assim, casual?". Sei lá, uma letra mais espontânea. Quase parte de uma conversa. O refrão então:

"Você pode dar mais uma volta?
Eu seguirei você por onde você for"
(tradução não literal)

Destaque para o solo de gaita no meio da música; apaixonante.
"Virginia Moon" nada mais é do que uma Bossa Nova genérica no meio das melodias suaves e acordes sutis.
E em "Cold Day in the Sun" pode-se ouvir o Taylor (baterista) nos vocais. Eu não havia me tocado disso até ver no meu DVD:



Foo Fighters é uma banda que não me encho de ouvir.
Mesmo com o atual recesso desde o ano passado, devido aos projetos paralelos dos membros da banda (tais como o Them Crooked Vultures, ou a banda do Taylor com os Coattail Riders), eu consigo sempre achar algo de bom pra ouvir (e até coisas novas de vez em quando!).

Depois de algum tempo sem muitas notícias, me parece que ano que vem finalmente sai material novo.
Ainda bem que o recesso não vai ser tão grande (apesar de eu duvidar muito que alguma banda venha a representar pra mim o que eles representam).

Abração ae

4 comentários:

  1. In your honor acústico é um dos albuns mais perfeitos, o outro nem curto tanto. Ouça there's nothing left to losde, coleguinha =D

    ResponderExcluir
  2. Bão também! Na real acho o One by One o álbum menos bom deles. Mas todos os outros são demais!
    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. IN YOUR HONOR é o álbum que eu mais gosto do FOO FIGHTERS, junto com THE COLOUR AND THE SHAPE.

    E DOA é a música que eu mais gosto da banda, seguida por WALKING AFTER YOU e WHEELS.

    FOO FIGHTERS é uma ótima banda, gosto muito.

    ResponderExcluir
  4. Pode crer, "Wheels" e "Walking After You" são duas do topo da minha lista também.

    AEEEE, mais alguém que curte o InTour Honor!!! UHUUUl!!!

    ResponderExcluir