quinta-feira, 10 de junho de 2010

23 - Brothers - The Black Keys


Estive me sentindo feliz nos últimos dias diante de uma resposta bem positiva às últimas postagens do blog. Parece que realmente elas estão rendendo um pouco mais. Mas há alguns dias um grande amigo meu me disse uma verdade: Thom, você quase não comenta trabalhos atuais. Eu até me intriguei e perguntei a ele como isso era possível (o Humbug, da Arctic Monkeys ou o White Lies for Dark Times do Ben Harper and R7 são do ano passado!). Mas ele explicou que seria interessante mostrar algo que está "quente". Recém saído do forno, por assim dizer.
De vários álbuns lançados este ano (como o Sea of Cowards da Dead Weather ou o Plastic Beach da Gorillaz) eu então falo do Brothers, o mais novo álbum da Black Keys.
Quem?
Nah, hoje em dia quase nem rola essa papo furado; um monte de gente sabe quem eles são.

"Tá, e daí, eu não!".

Então beleza.
A Black Keys é uma banda muito significativa pra mim. Junto com os Zutons, foi uma banda que "descobri" sozinho. Simplesmente estava enjoado de tudo, em uma apatia ridícula em pleno 2008. Havia acabado de conhecer muitas bandas boas e tudo o que eu queria era parar de escutá-las e ouvir algo novo. Tão novo que eu nem tivesse ouvido falar.

Que eu me lembre eu entrei por acidente em um outro blog que disponibilizava todos os cinco álbuns (na época) da banda.
E quase soltei rojões quando escutei os caras.
Excelente.

Ouvi todos, muitas vezes. Cheguei até a comprar dois deles pela Amazon (que saíram destruidoramente caros - acabei comprando na cagada... enfim, outra história). Dos cinco eu posso dizer com segurança que gosto de todos. Não tem coisa ruim deles, meu!

Gosto muito do Magic Potion, por causa desse clipe e música:




"Your Touch" é a música da Black Keys que ruleia meu universo. Mas depois que eu ouvi o Brothers, tudo isso mudou.

Não que ache que ele seja um álbum melhor. Acho todos os álbuns extremamente bons e não sei dizer o melhor deles. Varia de acordo com o dia. Às vezes presto atenção em uma ou outra música diferente e me interesso por algum em particular. Mas existe algo que se pode notar com tranquilidade absurda na obra completa do Black Keys: a linearidade.

Comecemos pelo seguinte: a banda é uma dupla. Um guitarrista (que faz os vocais também) e um baterista.
Plágio do White Stripes? Nem a pau. A Black Keys deixa a dupla do Jack White no chinelo. O Patrick é um baterista infinitamente superior à Meg (até porque ele toca em uma bateria DE VERDADE). Enquanto o Dan tem um timbre de voz muito diferente do Jack (gosto dos dois timbres e, na real, da maneira que ambos conduzem uma guitarra então eles empatam). Enfim, voltando ao que realmente interessa, a dupla tinha um som bem cru - e muito bom - no começo com o Big Come Up. Era a batera, a guita e a voz. Só. O lance da linearidade é que aos poucos, no decorrer dos álbuns, a dupla foi experimentando novos sons. Bem devagar mesmo. E sem estragar nunca a identidade da banda. Então, na outra ponta da corda é onde está o Brothers.

No álbum, os caras apostam em muitos intrumentos e distorções diferentes. Cada música é realmente diferente da outra e os backing vocals se tornam parte do ritmo, junto com palmas. E já falando do disco, a música de abertura é tudo do que já falei sobre o álbum: "Everlasting Light" já mostra a diferença do som da banda em comparação aos primeiros álbuns. Backing vocals bem confortáveis, o Dan arriscando um falsete, toda uma harmonia por trás da bateria e da guitarra e voilà! Tasca musiquinha boa. E dona de algo de que gosto bastante - simplicidade - um som bom curtir e relaxar. Letra e música boa em "Next Girl". Riff melhor que o dela só a de "Howlin' for You". Não me sai da cabeça, até porque no finalzinho existe um "parararapá parararapá..." que é o riff cantado. Fiquei desde o dia em que escutei o cd até hoje cantando isso pelos cantos =D
"Black Mud" é instrumental e é bem blues. Gosto dela.
Curto a letra de "Sinistrer Kid" e é a que mais lembra os álbuns antigos. O solo então! É pra se passar horas viajando. Simplesmente demais.
Músicas como "Too Afraid to Love You" e "The Go Getter" se encaixariam perfeitamente na trilha sonora de um antigo anime que eu assistia, chamado Hellsing. Quem puder dar uma olhada, vale a pena. A trilha é excelente.
Mas de todas as músicas do disco inteiro e sendo piegas ou não, a minha preferida é "Tightem Up":



Muito boa! Ahauhuahua
Simples e digna de nota, essa música (e o clipe) me conquistou um sorriso que há muito eu precisava. Destaque pra molecada se pegando de pau no clipe e no batera batendo num moleque (diga-se de pasagem, todo o clipe ficou bom - criançada ruleia!).

O Brothers não é um álbum pesadão. Do contrário, eu relaxo bastante escutando ele. Tranquilo, sem frufrus e com um instrumental invejável. Dá pra deitar e escutar ele por horas sem cansar.
Vale a pena a cada segundo e valeu esperar só dois anos por um trabalho tão bem feito.

No meu novo dialeto recém conquistado, minhas palavras finais sobre esse álbum são só duas:

FUCK YEA!!!

12 comentários:

  1. Eu ri algumas vezes lendo esse...
    =D
    É... Vc tá extremamente bem-humorado!

    AdorOo*

    ResponderExcluir
  2. Pode crer. Essa semana acho que colocaram dooooorgas na minha comida XD

    ResponderExcluir
  3. Ah... Só pra constar:
    Dessa sua música preferida, eu fui correndo ver... hehe
    Caraaa
    Esse clipe é mto legal... Começa todo inocente pra ter sangue no final... Mto bom...!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade todos os clipes da banda são assim hehehe
    Desse mesmo álbum tem um outro hil[ario de uma música chamada "Next Girl".
    Muito boa hehe

    ResponderExcluir
  5. Tipo... Um dinossauro sedutor..?!
    haha

    ResponderExcluir
  6. Sedutor demais! Se ele me olhasse meio torto até eu pegava ele XD

    ResponderExcluir
  7. Você não pegava ele?
    Ele é mó sexy ;D

    ResponderExcluir
  8. aaah
    Não me deixe tímida...! hsuahsuahushaus
    Confesso... Pegava...
    Mas, só por causa daquele rebolado que ele tem andando. Irresistííível!

    ResponderExcluir