quinta-feira, 21 de julho de 2011

48 - Crocodilla - Crocodilla


É, já faz quase dois meses...
Minhas sinceras desculpas aos leitores que esperaram pacientemente e confiaram que eu voltaria a postar no Zumbidos.
Zumbidos que, aliás, de cara nova continua no mesmo formato, com o mesto crítico pacífico que eu sou aqui.
Sim, ainda estou no poder, MUAHAHAHA!!!!

Eu tive uma espécie de overdose de bandas recentemente.
Havia tantas, mas TANTAS, que eu simplesmente não sabia sobre qual comentar primeiro. Estava com um post quase pronto, quando num acesso completo de fúria e meninice eu fui lá e o deletei.
No meu interior dei um tiro de 12 em mim mesmo e pensei no que faria em seguida. Eis que...

...

Que bem, a Crocodilla (finalmente) lançou seu CD. E aí você se pergunta: "Que banda é essa?".

Eu já falei recentemente no blog sobre outra banda da minha terra natal, a Sabonetes. A Crocodilla é daqui também e existe desde 2008. Os músicos são todos calejados, já tiveram outras bandas e finalmente depois de 3 anos batalhando acharam seu espaço no confuso e complicado cenário musical curitibano.
Eu conheci a banda no final do ano passado, quando eles foram participar de um festival daqui chamado Kaiser Sound. Confesso que fui lá conhecendo apenas o trabalho de uma das 10 bandas semi finalistas (a Janela Oval da poderosa Bruna Michelin), mas não estava torcendo por ninguém (apesar de a Janela ter feito um showzaço quando os conheci da primeira vez).
Me lembro de que quando escutei os caras tocarem foi animal. O espaço do evento era gigante e o quarteto mandou bem pra caralho. Quando a votação estava pra acabar, dei meu voto aos guris e não deu outra: a banda réptil estava na final.
Três das bandas que eu havia gostado tinham ido pra final, por sinal. E tendo um espírito invejável e admirável, as três viraram parceiraças (Janela, Crocodilla e Uh La La).

Mas falando da Crocodilla (que ganhou o festival), os caras tem uma pegada muito da fodona.
Por exemplo:



"Falando de Você" é a segunda do disco e já chega apavorando como ninguém. O troço é pesado e pra colocar pra correr qualquer um que diga por aí que na minha cidade não tem som foda. Enquanto a Sabonetes é uma banda mais pop rock e tudo mais, a Crocodilla aposta num som mais cru e rock 'n' roll. Essa é a segunda do álbum e é praticamente a guia do estilo da banda. Tesão de música e ponto.

A que abre o cd é "Migalhas", uma música que é introdução e que prepara todo o terreno pro disco. À primeira vista ela parece instrumental, mas quando os vocais entram só pra fazer aquele verso curto a expectativa aumenta bastante. Quando emenda ali com "Falando de Você" a banda ganha qualquer um.
"Talvez" tem uma levada um pouco mais susse (até o refrão pelo menos) e uma letra muito da bacana contando um dos "blablablablabla" mais bem encaixados numa música que já vi. Aliás, em se tratando de composição, os caras são extremamente simplistas sem ser chatos nem clichês. As faixas tem todas letras curtas, fortes, sem nhé nhé nhé e com frases de efeito simples.

Se for pra falar de socos na cara certos, "Não Vai Escapar (Crocodylus Actus)" é uma das mais legais do disco. O riff dela é ultra massa e quando os versos acabam as guitarras e o baixo dão todo um clima tenso pra música (que é o ataque do crocodilo, véy). Escutar ela pra mim é pensar num clipe automaticamente hehehehe. Outra na qual dá pra se pensar em clipe fácil e que é uma das minhas favoritas da banda é "Crocodilla". É a maior das letras deles, mas ao vivo ela é simplesmente surreal de foda. As viradas de bateria são geniais. Uma das coisas mais legais de ir ver um show deles é justamente a capacidade se surpreender com o Dudu tocando bateria. Cacete, o moleque fica com o demônio no corpo e destrói tudo! Nem chega a suar, só pega as baquetas e apavora.

Falando de viradas de bateria geniais e do resto da banda, o baixo é dos melhores que já pude escutar e a cozinha da banda é simplesmente boa demais. Vale a pena escutar ali com fones de ouvido só pra prestar atenção em cada virada, em cada escala e tudo mais. Show de bola.

Ainda da parte rock do cd, "Enquanto Você Fala" é o que eu chamaria de uma música genérica da banda. Não porque é comum (num cd de 9 músicas não há música comum), mas porque é o tipo de música que você escuta e sabe que é da banda. Só pelo timbre das guitarras e do apelo da bateria. Mas ela emenda com um hit, a "Situação Atual". Ela é bem direta e aqui um trabalho formidável com backing vocals que ficaram na minha cabeça desde que adquiri o cd em um dos pocket shows da banda na Livrarias Curitiba (ou adquiriram pra mim). Aquele "Eu não gosto da noss'situação atuaaal (não, não gooooooooosto!)" é pra ficar martelando e cantar sozinho na rua. Demais.

Se dá pra dizer que os caras tem baladinhas eu apontaria o dedo pra "Me Perco em Você" na hora. Mesmo com o fundão cheio de rock 'n' roll do bom, toda a melodia da música é sutil, com vocais tranquilos e voz mansa. Depois entram mais backing vocals que incrementam o conjunto muito bem.
Mas minha favorita mesmo, que eu curto, não é do estilo predominante da banda:



"Eu Sei" (acústica assim mesmo) é de tirar o chapéu. A letra é do estilo das que eu gosto, sem muito fru fru e é praticamente um texto em forma de música. Gosto do feeling dela, do embalo, e tudo mais (e na versão de estúdio ela ficou tão boa quanto). O refrão dela me lembra coisa mais antiga, mas coisa legal. Ela não fica isolada ou deslocada no disco e... Enfim, é minha favorita. Vou parar com a pagação de pau.

O trabalho dos caras é excelente e dá gosto escutar o disco.
Dá gosto, mas ao mesmo tempo é o que dá pra apontar de "chato" (porque não chega a ser ruim) já que o disco tem 21 minutos. Bate o Record do St. Elsewhere do Gnarls Barkley como novo disco que mais deixa a sensação de músicas curtas demais no ar.

Apesar de curto, contudo, essa sensação de satisfação pessoal em ter comprado e ouvido música por música é impagável. Eu esperava mais faixas, mas o cd ficou extremamente bom como foi lançado e talvez estragasse se fosse diferente.
Os caras estão em shows pra lá e pra cá (tendo um hoje, inclusive) e o cd sai a venda em Agosto, com várias pessoas ansiosas por mais coisa boa vinda deles.

Enquanto isso, na batcaverna, outras bandas começam seus planos malignos (a minha é um exemplo) para mudar e melhorar a imagem sonora (por mais estranho que isso pareça) de Curitiba City. Assim que outra se engatar, terá seu espaço no Zumbidos, sem dúvida.

Abração e até mais!

6 comentários: